Curso de Extensão

Os “Filmes de Escola” e sua Contribuição na Formação em Pedagogia e Licenciaturas em Geral: uma Aprendizagem Divertida

Coordenação:

Professor Dr. Raymundo de Lima
Professora Dra. Márcia Malcher

Ementa: Este minicurso pretende contribuir para a capacitação de alunos de Pedagogia e licenciaturas em geral, Comunicação e multimeios, Artes visuais e cênicas, Psicologia, a partir dos chamados "filmes de escola". O cinema que aborda o universo escolar é uma rica fonte analítica para nos ajudar a pensar juntos sobre os diversos problemas (e possíveis soluções) vividos pelos sujeitos que compõem a escola contemporânea. Tal como a ciência, as ficções fílmicas também são ferramentas excepcionais de estímulo à reflexão, formulação de perguntas e à postura crítica. Atitudes fundamentais para futuros pedagogos e licenciados, que demandam aproveitar o isolamento social para ressignificar o sentido da formação acadêmica e repensar como será o 'novo normal' escolar, universitário e da sociedade em geral.

Público-alvo: Graduandos da Pedagogia, Comunicação e Multimeios, Artes Visuais, Letras e Psicologia da UEM.

Número de vagas: 30.

Dias e horários: Sextas-feiras, das 19h às 21h.

Carga horária: 22h.

Mídias programadas: Será utilizada a Plataforma Google Meet para os encontros virtuais e o YouTube para a disponibilização dos filmes.

Duração: de 12 de junho a 17 de julho de 2020.

Inscrições: de 01 a 11 de junho de 2020.

Informações: Por meio dos endereços eletrônicos ray_lima@uol.com.br (com o Professor Raymundo) ou mvmsantos2@uem.br (com a Professora Márcia).

Site desenvolvido por

Francine Marcondes

fran.ufpr@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram